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Region: Novo Brasil
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Uma nova era de equilíbrio e harmonia se seguiu à ascensão de Ashtar Sheran. O declínio e o caos ficaram no passado e nada mais natural que seus símbolos fiquem com eles. Em homenagem a Ashtar Sheran e a iluminação proporcionada por ele, Ashtar Sheran anuncia uma Nova Bandeira e um Novo Hino (https://youtu.be/CBomQh0np6w) que melhor representam a comunidade de Ashtar.
REVUE GÉNÉRALE
Muitos jogos de tabuleiro são populares no país, mas nenhum foi tão comum na nossa infância quanto este. Até porque era obrigatório na maioria das escolas, mas vamos dar um desconto, afinal, o Senet é o jogo mais antigo em Nebthet e apesar dos milênios continua bem em forma. Para quem não lembra, ele funciona em um tabuleiro de 30 quadrados, as chamadas casas, divididos em 3 colunas com 10 quadrados cada. O jogador recebe 6 peças de 3 categorias - uma categoria com 3 peças, uma com 2 peças e uma categoria com apenas 1 peça - as quais possuem qualidades e habilidades diferentes. Um tipo pode andar apenas para frente, outro pode andar para frente e para os lados, enquanto outro pode andar até na transversal.
Já a parte mais complica e que muita gente nunca aprendeu direito é que algumas casas no jogo podem ser transformadas. Elas ganham desenhos e qualidades especiais, como a casa da ressurreição, onde uma peça comida pode voltar, ou a casa da fortaleza, onde uma peça está segura. Elas são essenciais na estratégia do jogo, então se não aprendeu até hoje, fica a chance.
Por fim, cada jogador começa a partida em uma ponta do tabuleiro. Aquele que conseguir chegar com uma peça primeiro na outra ponta do tabuleiro ganha.
Na mesma caixa de um Senet, porém do lado oposto, encontra-se mais um tabuleiro bastante conhecido no país: o tabuleiro de Aseb. Isso, aquele tabuleiro esquisito que você nunca usava. Para aqueles que viam e nunca tiveram curiosidade de experimentar, o Aseb segue o modelo de tabuleiro de Senet, contudo, contém apenas 20 casas. As fileiras laterais terão apenas quatro casas cada, enquanto a fileira central tem 12 casas. Forma-se, então, um corredor central muitas vezes apelidado de Corredor de Akert ou Corredor do Sangue, como queira.
Além disso, os jogadores de Aseb irão iniciar a partida na mesma ponta do tabuleiro e seguirão apenas uma direção, a mesma. Dessa forma, eles disputarão os espaços, inclusive no corredor final. Podendo mandar peças do adversário para o início, cada jogador deve levar todo o time até o final para poder ganhar, ou seja, aquela estratégia de correr feito um desespero com uma peça e deixar o resto do time não é a melhor forma aqui.
Outro jogo também antigo, porém ainda popular, é o Mehen. Com o formato de cobra enrolada em espiral, o jogo conta com 30 espaços que podem ser disputados por até 6 jogadores. Com dois tipos diferentes de peças, os jogadores devem sair do nível exterior e chegar até o centro antes do adversários, podendo sabotá-los pelo caminho. O jogo pode ser um todos contra todos ou uma partida entre times.
Vale destacar que dentre os antigos jogos de Nebthet, o Mehen é o mais comumente atualizado, ganhando diversas versões. Algumas possuem regras extremamente complexas, com cada casa possuindo uma característica e exigindo ações constantes do jogador. Outras versões, têm armadilhas pelo caminho, as quais podem exigir respostas, aplicar punições ou requerer pagamento de prendas.
Sinceramente, o bom e velho Mehen é o mais indiciado se você está jogando com muita gente. Já no caso de estar apenas em dupla ou trio e querer que o tempo renda, pegue essas versões novas. São bem complicadas e duram muito tempo, mas podem ser bem divertidas quando se está disposto a jogar.
Por fim, mais um jogo conhecido no país é o Cães e Chacais. Não, não é o game de batalha. Esse é um tabuleiro com 59 orifícios. Cada jogador recebe 6 palitos de madeira que podem ter a cabeça de um chacal ou de um cão, dependo do lado escolhido. O tabuleiro terá duas fileiras centrais (com 10 orifícios cada), as quais normalmente formam o tronco de uma palmeira.
Além disso, outras duas fileiras (com 19 orifícios cada) darão uma volta em cada lado do tabuleiro até se encontrarem na ponta (o último orifício), onde se inicia as duas fileiras centrais, normalmente no ápice do desenho de uma palmeira. O objetivo é levar todos os palitos até a base da palmeira. Durante o avanço na linha lateral, o jogador poderá usar uma peça para bloquear o avanço do adversário na outra lateral. Essa ação, no entanto, permite que o adversário possa “comer” sua peça. Nesse caso, o jogador com a peça perdida é quem fica paralisado até trazê-la de volta ao jogo.
Então, se você tem um amigo desgraçadamente sortudo, cuidado com essa estratégia, pois a magia pode se virar contra o mago. Em último caso, ainda existe mais uma opção de bloqueio menos perigosa. O orifício onde das fileiras laterais se encontram também pode ser ponto de bloqueio ou de comer a peça adversária. Assim, pense bem em como defender sua matilha ou o adversário vai te deixar pra trás.